Liderança na agenda
de mudanças climáticas
Renata Piazzon é diretora-geral do Instituto Arapyaú, cofacilitadora da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura, integrante do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável e conselheira do Grupo de Institutos Fundações e Empresas (GIFE). No Arapyaú, atua na articulação de ações e projetos que promovam o desenvolvimento sustentável no Brasil. Liderança em ascensão na agenda de mudanças climáticas, Renata ganhou projeção ao ajudar a fundar a iniciativa Uma Concertação pela Amazônia, rede com mais de 500 integrantes da sociedade civil que tem como objetivo gerar conhecimento e pautar a região no debate nacional e internacional. No Arapyaú, foi uma das responsáveis por incubar a rede colaborativa MapBiomas, que faz mapeamento da cobertura e do uso do solo.
É advogada e mestre em direito ambiental pela PUC-SP, com especializações na Harvard Kennedy School, no Schumacher College, no Amani Institute e na iniciativa Homeward Bound. Foi integrante pro bono do Grupo Jurídico do Sistema B Brasil e professora de direito ambiental na PUC-SP. Durante o período em que atuou como advogada ambiental, foi reconhecida nas listas Who´s Who Legal, The Legal 500 e Chambers Latin America.
O interesse pelas causas socioambientais surgiu ainda na infância, por influência do pai, atuante na ONG Expedicionários da Saúde, que leva atendimento médico às regiões mais remotas da Amazônia. Apesar dos pedidos insistentes, nunca pôde acompanhá-lo nessas andanças. A curiosidade pela floresta e o respeito aos seus moradores, no entanto, seguem vivos, compondo uma trajetória pessoal e profissional. É mãe do Francisco e mora no meio do mato, na Grande São Paulo.